Rotas

CIDADE MEDIEVAL DE TOLEDO

Cervantes descreveu Toledo como a "glória da Espanha"

Destino: Toledo vindo de Madrid, onde fizemos escala em Laganés

Chegamos ao final da tarde e a viagem a partir de Madrid demorou uma hora. Quando finalmente chegamos, deparamo-nos com muralhas!

Antes de entrarmos no Castelo à procura do hotel, paramos para relaxar um pouco.

As muralhas de Toledo

Ficamos hospedados num hotel no interior do castelo e ao chegarmos, fomos recebidos por uma armadura reluzente exposta no átrio no Hotel!

Mesmo depois de um dia a passear em Madrid, após 1h de viagem na PAN, não resistimos.

Banho, roupa fresca, e cá vamos nós! Conhecer Toledo.... A PÉ!

Toledo é simplesmente linda, medieval. Parece que a certa altura viajamos no tempo de volta à idade média, e em cada esquina, ruela, ou palácio, a qualquer momento pode surgir um cavaleiro de armadura a galope pelas "calles" estreitas.

As muralhas encerram outra cidade entre elas, aqui passamos a ser pequeninos perante a majestade de tudo. Muito limpa, bem restaurada, apetecível, romântica!

A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha, cercada por pelo Rio Tejo, que faz um "cotovelo" à volta das muralhas, e tem muitos sítios históricos como o Alcázar, a catedral e o mercado central.

Famosa pela sua tolerância religiosa, Toledo possuía grandes comunidades de judeus e muçulmanos, por isso podemos aqui encontrar importantes monumentos religiosos, como a Sinagoga de Santa Maria La Blanca ou a de El Tránsito, e a mesquita de Cristo de la Luz.

É inexplicável. Por fora das muralhas, do lado norte, avenidas modernas e prédios atuais circundados por jardins e tranquilidade. Mas do lado sul, a paisagem é magnífica...

Já de noite, e após um belo jantar num dos restaurantes característicos da cidade, ainda tivemos tempo para um passeio.

No dia seguinte, após um pequeno almoço no largo central de Toledo, e mais umas voltinhas desta vez de mota, fazemo-nos à estrada. Objetivo: Granada e 400 km de estrada secundária!