Rotas

PASSEIO POR RONDA E MARBELLA

 
Passeio de 4 dias ao Sul de Espanha

A oportunidade de voltar (e re-visitar) uma zona do sul de Espanha que gosto muito. O programa de 4 dias prometeu logo à partida um fim-de-semana de emoções fortes.

Como sempre, estes passeios com muitos quilômetros são um pouco limitados nas inscrições, mas mesmo com uma caravana de 15 motos é possível passear e apreciar as zonas que nos propomos conhecer.

O Programa era este (que vou dividir em 2 crônicas):

Crônica Parte I
1º DiaLisboa > Beja > Sevilha > Ronda
Total do dia: 515 km
2º DiaPasseio até Marbella.
Total do dia: 140km

Crônica Parte II
3º DiaRonda > Gibraltar > Tarifa
Total de km do dia: 321 km
4º DiaRegresso a Lisboa
Total de km do dia: 515 k

E assim foi. No dia e hora combinada, lá estava uma grande parte do grupo para seguirmos para Beja, onde nos íamos encontrar com os restantes elementos vindos do Sul. Viajem sem percalços, conseguimos cumprir o horário e pouco depois passávamos a fronteira em Rosal de la Fronteira onde paramos para almoçar. A temperatura, mesmo em Outubro, rondava os 25º o que tornou a viagem ainda mais agradável.

Daqui seguimos pela N-433 na direção a Cortegana e Sevilha, e quando ali chegamos era hora de ponta! Não entramos propriamente na cidade, antes circundamos Sevilha pela E803, mas o trânsito era e tanto e tão intenso que por momentos a caravana dividiu em dois, mas sem grandes problemas visto nos termos juntado uns quilômetros mais à frente.

Após este intervalo que serviu para nos reunirmos de novo, continuamos para sul chegando finalmente a Ronda, após cerca 550 km feitos.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Chegamos a Ronda!

clique na foto para ampliá-la
Entrando por norte o primeiro impacto com a cidade é de desilusão, Afinal, parece mais uma cidade como tantas outras: avenidas, edifícios normais e grande confusão de trânsito. Mas engana, não haja dúvida. Passando esta zona e entrando na parte mais antiga, é como se chegássemos a outra cidade.

E foi aqui que acertamos acampamento num pequeno Hotel situado numa das estreitas ruas de ronda. Eram cerca de 19h00 quando aqui chegamos.

Tempo de guardar as motas na garagem provisória que o hotel nos proporcionou, tomar um banho e relaxar um pouco antes de irmos jantar ao restaurante escolhido a dedo, a cerca de 200m do hotel.

O restaurante, muito agradável só abre ao jantar para grupos ou por reserva, portanto acabamos por ter um espaço só para nós nestes 4 dias. Sempre muito bem recebidos e servidos, nota muito positiva para o restaurante La Pilastra.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Ronda
Ronda está assente sobre uma meseta rochosa a 740 metros acima do nível do mar, está dividida em duas partes por um precipício conhecido como "el Tajo de Ronda" (penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevín, afluente do rio Guadiaro. De um lado a parte moderna, do outro a zona histórica cheia de recantos a descobrir.

Com o "acampamento" em Ronda deu para visitarmos a cidade calmamente nos 2 dias que ali estivemos. Muita coisa há para ver em Ronda, e a melhor forma de o fazer é a pé.

Destaque não só para a parte antiga medieval, como também para a Praça de Touros, propriedade da "Real Maestranza de Caballería de Ronda" que é uma das maiores e mais antigas do mundo.

Os monumentos mais destacáveis são a Ponte Nova (Puente Nuevo) situada sobre a "Garganta del Tajo" junto à Ponte Velha (Puente Viejo) e à Ponte Árabe (Puente Árabe).

Na zona antiga, conhecida como "A Cidade" (La Ciudad), encontra-se a Igreja Matriz, a Câmara Municipal (Ayuntamiento), o Palácio de Mondragón e o Palácio do Marquês de Salvatierra, a casa do Rei Mouro (Casa del Rey Moro) e a do Gigante junto ao fundo do Tajo, com acesso por escadas. Ainda na zona moderna, encontra-se o parque da Alameda com varandas sobre o Tajo onde também está presente o novo Teatro Espinel, as igrejas do Socorro, da Misericórdia entre outras.

2º Dia - Visita a Marbella
Ainda não tínhamos tido tempo de visitar Ronda e já estávamos de novo nas nossas motas prontos para mais uns quilômetros. Eram 10h da manhã e o objetivo era visitar Marbella na costa sul de Espanha, a cerca de 140km de Ronda. Estávamos entusiasmados principalmente pela fantástica estrada que nos levam de Ronda à costa, com as suas curvas, falésias e paisagem de encher o olho.

A A397 é sempre a descer, serpenteando ao sabor da montanha, um verdadeiro paraíso de romaria para muitos motociclistas ao fim de semana. É quase o nosso "Cabo da Roca", com o encontro semanal de muitos motards no Venta El Madrono, um pequeno café com paisagem inspiradora.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Marbella

E lá fomos, chegando a Marbella cerca de 1 hora e meia depois, prontos para passear a pé e almoçar na zona.

O principal motivo da visita é o passeio marítimo ao longo da costa, sempre com o mar Mediterrâneo a perder de vista. Podia ser Outubro, mas a temperatura, como já referi em cima, na casa dos 25/30 graus, convidava as pessoas a banhos, e foi com agradável surpresa que encontramos um verdadeiro dia de verão com as praias cheias.

Marbella, na província de Málaga, comunidade autônoma da Andaluzia, é conhecida pelos sinais exteriores de riqueza, com Ferraris e porches a circular pelas suas ruas e verdadeiras vivendas de luxo espalhadas pelas suas encostas.

Ali estávamos nós, de máquina fotográfica colada à cara e muita vontade de andar a pé.

Almoçamos por ali, um pouco por todo o lado, quase todos escolhendo uma rica paelha para dar forças para o caminho de volta.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la












Muito agradável esta Marbella, dos turistas, de praias cheias e um mar de azul escuro.

Feita a visita e já cansados de tanto andar debaixo do sol quente, montamos nas nossas motas e voltamos a Ronda.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
O mesmo trajeto, A397 até Ronda, mas desta feita a subir. Claro está que houve quem aproveitasse de fato aquela verdadeira pista, e enquanto uns já estavam em Ronda, outros ainda subiam calmamente a montanha e aproveitavam para conhecer "em loco" o Venta El Madrono. Fim de dia turístico, antes de nos encontrarmos todos novamente às 21h para o jantar no La Pilastra.

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (2)

18/6/2011 09:52:18
THE CALADO
Fiquei encantada com o sul da Espanha, especialmente a pequena cidade de Ronda.
 
14/11/2010 22:40:48
JULIE
Achei lindo o roteiro, é possivel passear junto pelos caminhos e paisagens através do texto e fotos, mas tenho uma curiosidade: quem escreveu?
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
GRNP
 abaixo