Rotas

RODANDO EL AMAZONAS 2009

 

Em outubro deste ano quando voltava da Chapada de Diamantina, encontrei-me com cinco motociclistas na estrada, todos também de BMW GS Adventure com placa do México.
Após trocarmos cumprimentos enquanto estávamos na pista, paramos a cerca de uns 50 km à frente para tomarmos um café.

Ali nos apresentamos, tratava-se de Francisco Aranda (Paco), Luiz Gavilan, Axel Pettersson, Amado Martinez e Emilio Carrera.

Os amigos saíram do México, passaram pela Colômbia, Venezuela e finalmente Brasil, fazendo um Programa RODANDO EL AMAZONAS 2009, que você pode visitar este site no endereço www.rodandoelamazonas.com e ter uma idéia desta aventura.

Saíram do México dia 24 de agosto com destino ao Rio de Janeiro, onde eu acabaria sendo o guia do grupo para chegada na minha cidade no dia 3 de outubro.



Motociclistas do México no Rio de Janeiro  























Nota: AO FAZERMOS UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE OS ITENS DE PROTEÇÃO OS QUAIS COLOCAMOS EM NOSSAS MOTOCICLETAS, CONSTATAMOS QUE INDEPENDENTE DE QUALQUER LOCAL DO MUNDO DE ONDE VOCÊ SEJA, O CONCEITO É UNÂNIME EM DAR PRIORIDADES A ESTES ACESSÓRIOS. (Veja em DICAS alguns acessórios)

Na sequência da viagem, já no Estado do Rio de Janeiro, ao nos aproximarmos de Itaipava, os amigos do México ficaram deslumbrados com a nossa topografia, com o clima ameno da serra, montanhas, curvas e o piso da BR-040 que parecia um tapete.

Na chegada ao Rio de Janeiro, fiz a entrada clássica, passando pelo Aterro do Flamengo e Botafogo, apresentando-lhe o Pão de Açúcar, o Corcovado, e chegando a Copacabana, quando percebi o entusiasmo dos amigos motociclistas ao estarem frente a frente de um dos mais conhecidos cartões postais do Brasil.

Depois da chegada ao Rio de Janeiro, os amigos tinham como prioridade agilizar o embarque das suas motocicletas BMW de volta para o México.























Aí os amigos do México começaram a sentir na pele a nossa tão conhecida BUROCRACIA. Mesmo com o meu conhecimento com processo de exportação e com minha relação com pessoas de órgãos públicos responsáveis por este processo, foi algo inédito para a seção da Receita Federal responsável por esta tramitação. Ou seja, as motocicletas estavam na condição de admissão de permanência temporária, onde preencheram uma D.S.I. (Declaração Simples de Importação) e na saída do Brasil, a Receita Federal exigiu que para enviasse as motocicletas de volta para o México teria que ser formalizado todo um processo de exportação convencional. Mas após muitas consultas e boa vontade dos funcionários da Receita Federal, o chefe da fiscalização da Receita Federal do Rio de Janeiro entendeu que apenas teria que ser feita uma D.S.E. (Declaração Simples de Exportação). Mas no final tudo se resolveu e as motos foram embarcadas com destino ao Porto de Vera Cruz, México.

Neste ínterim enquanto os amigos aguardavam o embarque das motocicletas, fizemos alguns passeios por perto, onde Levei-os a cidade de Petrópolis e Itaipava. Eles amaram a região serrana, pelas construções das referências históricas do Brasil, visitando o Museu Imperial, Catedral, restaurantes e bares em Itaipava. O tempo lembrava muito o fog de Londres...






















Nasceu mais uma laço de amizade com motociclistas de outro país, que estão dispostos a manter um intercâmbio nas recepções. Convidaram-me para ir ao México e faremos um tour da costa Leste a Oeste.

Vale ressaltar que no México existe muita facilidade para alugar uma BMW GS Adventure.
A próxima aventura dos amigos do México será uma viagem / expedição em julho de 2010 para o Alaska. E estou convidado. Mas por época, acompanhe aqui no ROTAWAY esta aventura. (equipamentos Touratech Brasil)

OBS: Caso tenha interesse em viajar pelo México e alugar uma motocicleta BMW GS Adventure por lá, entre em contato conosco que lhe daremos todas as dicas e a quem procurar naquele país. Certamente serão muito bem recebidos.



Por: Eduardo Wermelinger
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (2)

2/2/2017 20:03:32
J93MGQBM
This book has a lot of hype surrounding it and because of that I'm slightly wary of reading it. I like that there's a blend of genres in the book and the plot itself seems to have been really weluxe-eclted from your review. Glad that you ended up loving it. :)I'll definitely check it out when it releases ! Great review, Candace ! :D
 
6/8/2010 23:16:09
KARYOKA F800
poxa eduardo que maneiro legal mesmo, esse encontro com os mexicanos, ano que começo minhas viagens pelo esse mundo afora abs valeu
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
FPCB
 abaixo