Rotaway Brasil Independência

Dia 85: 01/12/2012

 
clique na foto para ampliá-la
Acordamos cedo e passamos numa concessionária onde estava tendo um belo café da manhã. Conversei com bastante gente legal.

O Edson me levou até a saída da cidade. Foi uma honra conhecer este grande motociclista e integrante do Brazil Rider's que tanto me apoiou em toda esta aventura.

A medida que me aproximo de casa, me vem uma sensação de "Nossa! Eu consegui!" e ao mesmo tempo "Quero mais".

Foi estranho chegar em casa e rever meus pais e amigos.

Quando saí dia 07 de setembro, sinceramente, não sabia que conseguiria terminar o trajeto. Estava com medo, muito medo. Foi então que comecei a seguir um dia de cada vez e as coisas começaram a dar certo.

Houveram dificuldades como insegurança, falta de experiência, falta de dinheiro, mau-entendidos. Tiveram dias que me senti triste por causa de acontecimentos e julgamentos desnecessários e muitas vezes sem fundamento.

Mas valeu! Valeu cada quilômetro!

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
O objetivo foi alcançado. Foram 23937km, 85 dias, 25 estados brasileiros, pernoitei em 54 cidades diferentes, registrei a passagem por mais de 150 cidades. Foram 948 litros de gasolina, uma troca do par de pneus, nenhum pneu furado, uma troca de relação, uma troca de freios e uma vela, 4 trocas de óleo, 6 passarinhos e um cachorro mortos, 1 acidente.

No caminho encontrei curiosos, novos conhecidos, mas principalmente amigos. Pessoas que me acolheram em suas casas, me deram dicas, me levaram para conhecer suas cidades.

Para mim foi um grande aprendizado. Aprendi a me virar sem GPS, comecei a gostar de rodar na chuva, tentar manter a calma, ser mais paciente e um pouco tolerante.

Gostaria de agradecer ao Eduardo do site Rotaway por me ceder este espaço, a Touratech pelo TankBag e mala, a Tourentex pela super confortável segunda pele, a Foccus Films por ceder a câmera fotográfica, a Peter Foods por colaborar com importante quantia e com suplementos, a GlobalStar que me deu o Spot com um ano de assinatura. A Tunachara Morelli pelas belíssimas fotos que tirou antes da viagem.

Agradecer também aos motogrupos, motoclubes, amigos amigos virtuais (ou não) das redes sociais que sempre me deram sempre a maior força e se mobilizaram para me ajudar sempre.

Isso sem falar nos hotéis: Intercity, Pousada Origami, Hotel Amendoeiras, Crowne Curitiba, Pousada Maria Sem Vergonha, Pousada Bucaneiros, Aldeia da Praia, Vila Guaiamu, Matsubara Hotel, Pousada Infinito Mar, Pousada do Toque, Turrance Hotel, Pousada Missões Hostel, dentre outras.

Agradecer especialmente a BMW Motorrad do Brasil pela experiência única que tive com a GS 650 e pela confiança que depositaram em mim ao me emprestar ela por quase 3 meses. Eu simplesmente adorei a moto que carinhosamente apelidei de "Tratorzinho Vermelho". Nós duas passamos por umas situações um pouco difíceis, mas isso já era previsto por ser uma viagem longa, mas não tenho palavras para descrever o conforto, economia e prazer que uma motocicleta dessas proporciona. Sentirei saudades dela.

Até me emociono em lembrar de pessoas como a Cícera (Campinas), Alez Sander (São Paulo), Cláudia e Teté (São João Del Rei), Fred, Lobão e Felipe (Belo Horizonte), Ricardo (Arraial D'Ajuda), Chico (Salvador), Carlinhos (Valença), Alexander e Luiz (Maceió), Marcos (São Miguel dos Milagres), Luiz e Marcelo (Recife), Carol e Claudemir (Fortaleza), Idson (Quixadá), Ednardo e Expedito (São Luiz), Alex e Cleyton (Belém), Guima e Pádua (Imperatriz), Andréia e William (Palmas), Bia e Wellington (Brasília), Luiz, Alex, Gisella e Érika (Goiânia), Magrão e Karla (Pirenópolis), Nivaldo e Kátia (Primavera do Leste), Ronny e Jeferson (Porto Velho), Paulo e Arlete (Senador Guiomard), Iko (Rio Branco), Marcelo e Evelir (Ji-Paraná), Mauro e Moacir (Cuiabá), Magnus, Marcio e Rodrigo (Campo Grande), Sandro, Júnior e Ademir (Cascavel), Sampaio, Hugo, Jacaré e Elenice (Foz do Iguaçú), Felix e a Volnete (Cunha Porã), Tereza (São Miguel das Missões), Daniele, Edson e Cristiane (Santa Maria), Marcos e Anna (Uruguaiana), Paulo e Neir (Pelotas), Cesar (Santa Vitória do Palmar), Greice, Sandro, André e Tia Tânia (Rio Grande), Ulysses e Rose (Porto Alegre), Miguel (Guaíba), Larissa e João (Araranguá), Giane, Valdomiro e Edson (Florianópolis). É gente que não acaba mais e tem muita faltando aí nessa lista.

Para finalizar, gostaria de dizer que deu tudo certo. Algumas coisas teria feito diferente, mas como foi a primeira vez que viajei sozinha e como foi minha primeira longa viagem, tudo saiu melhor que o esperado.

Novos projetos já estão saindo do papel. Já deu para ter uma idéia da diversidade e hospitalidade de nosso país. Agora, bem... agora vamos conhecer o mundo!

APOIO
Leia também:
Dia 83 e 84: 29 e 30/11/2012
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (5)

26/2/2013 09:56:18
LINHARES
Parabéns pela grande aventura!
:-)
 
9/2/2013 22:11:11
JORGE FORNY
Parabéns por completar o percurso! Pena não saber que você passaria na minha cidade (Vassouras-RJ) para cumprimentá-la pessoalmente e lhe dar todo o apoio que precisasse. Que venha a próxima, como dizemos por aqui, vc acaba de se tornar uma "Caveira" no motociclismo!
 
30/1/2013 15:18:03
NELSON DUARTE DOS SANTOS
Parabéns pela conclusão do projeto.
Com certeza, a mulher que saiu de casa dia 07/07/2012 não é a mesma que chegou 85 dias depois, muito aprendizado ocorreu neste tempo.
Que venha os próximos projetos. ;-)
 
30/1/2013 12:32:13
LUCIO
Beleza de viagem Lisiane. Quando será a próxima? Certamente já tem muitas propostas.
 
30/1/2013 08:50:10
FERNANDO ZANFORLIN
Obrigado pela sincera opinião sobre nossa segunda pele, que alías aprendi uma nova denominação sobre ela. O amigo Keith Code, o super piloto de Superbike que também a usa, a chama de "inner suit", mais bacana que second skin ou .... Mais uma vez obrigado.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
KMPM
 abaixo