Dia 08: 14/09/2012
Saindo de Rio das Flores depois de um ótimo café da manhã na pousada Maria Sem Vergonha, segui para São João Del Rei. O caminho era curto, cerca de 240km, além de simples: saí da RJ-145, segui pela RJ-151 e depois continuei pela BR-040.
Depois da de Manuel Duarte a estrada é muito bonita acompanhando o rio que faz a divisa do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No caminho dá para ver pequenas quedas d'água e as fazendas em estilo colonial. Porém a estrada é bem esburacada e deve-se ter muito cuidado nas curvas.
Hoje a média de consumo da moto foi de 28,8km/l. O que considero uma média muito boa pelo porte dela. O pedágio próximo a Juiz de Fora custou R$4,00.
Chegando em São João Del Rei rodei pela cidade e tirei algumas fotos com a moto. Após, segui rumo a Pousada Beco do Bisco que é parceira do projeto Rotaway Brasil Independência. Ela fica num beco quase ao lado da Igreja de São Francisco. A pousada é aconchegante e acolhedora, decorada com muito bom gosto com uma coleção de quadros de renomados pintores brasileiros. Por ser localizada no centro histórico, é só fazer como eu: chegar, tomar um banho, pegar a máquina fotográfica e se perder em meio a diversos pontos turísticos bem pertinho.
Ah! Uma coisa que me preocupo sempre antes de me hospedar é com a segurança da moto. Nesse mundo em que vivemos nunca se sabe o que alguém pode aprontar. Mas isso não é problema aqui, pois a pousada possui área de estacionamento fechado.
Outras coisas muito úteis para o pessoal como eu são o Wi-fi disponível para todos os hóspedes e o horário flexível para o café da manhã. É tão chato sair com fome só porque foi necessário sair bem cedo para seguir viagem, não é mesmo? Então fica a dica em São João Del Rei para uma ótima noite.
Na minha caminhadinha visitei alguns lugares como a Igreja de São Francisco. Na verdade só fora dela, pois achei o cúmulo ter que pagar para entrar numa igreja (R$3,00). Mas vale ir até alí e tirar umas fotos da belíssima fachada. Atrás dela fica um pequeno cemitério onde está o tumulo de Tancredo Neves.
Seguindo o passeio pela mesma rua, na esquina da avenida, há o Memorial Presidente Tancredo Neves e do lado de fora, existe uma estátua dele sentado num banco. Segui até a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar que foi construída em 1721.
Outros lugares em que passei foram "os passos da Paixão de Cristo" que são pequenas capelas que abrem durante a Quaresma e a Semana Santa. Em procissão, os fiéis param diante deles, rezam e entoam preces. Atualmente, existem apenas cinco passos, eu vi três deles. Além destes também passei pela Igreja da Nossa Senhora do Carmo e na Capela de Santo Antônio (mas não pedi nada para ele).
Andando pelas ruas daqui encontrei várias lojas que vendem utensílios em estanho bem trabalhado.
Ah! Uma coisa que faço frequentemente é o seguinte: na moto tem um tank bag da Giant Loop (fornecida para mim pela Touratech), nele eu carrego as coisas que preciso ter mais a mão como mapas, papel, caneta, uma toalhinha, etc. Eu coloquei uma alça nele e quando saio para caminhar já tem tudo dentro. Muitas vezes coloco até a câmera fotográfica. Isso é útil até quando paro no caminho para comer e ver os mapas. Até tem uma foto aqui no site de eu com o tank bag como bolsa lá em Paraty. Tudo bem, não é uma Victor Hugo ou uma Louis Vuitton, mas achei muito legal. Nem precisei trazer bolsa, já chega a quantidade de coisas que trouxe.
Através da GlobalStar (
http://la.globalstar.com/pg/), tenho um SPOT que é um aparelho de localização muito bacana e útil. Agora é possível acompanhar a viagem pelo do link:
http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0l1WWJyf00ZfgQYMIqZcJKl7BHiounzN1APOIO
Comentários (4)
19/9/2012 16:17:55
AFONSO
Olá. Por favor, veja meu comentário no dia 2 (segundo dia).
Já estou me coçando de curiosidade aqui. rs rs Estou aguardando os relatos sobre a continuação da viagem. Não judia da gente assim não... rs rs
Um abraço. Boas viagens.
19/9/2012 10:36:33
CLARO PIRES
Olá,
Sou de Petrópolis RJ e também motociclista.
Fiquei feliz de ver os relatos sobre a minha cidade.
Rio das Flores é fantastica, se eu tivesse visto o blog antes de voce passar por la, teria recomendado umas vilas e fazendas antigas por estrada de terra para voce visitar!
Nao entendi porque voce foi pela Dutra para Vassouras, poderia ter ido pela BR040 apartir de itaipava, só teria feito o caminho inverso, chegando por rio das flores...
Voce vai passar em ouro preto e mariana?
Se na volta voce passar aqui por perto de novo, recomendo uma visita a vila de ibitipoca MG. Tem uma serrinha nao pavimentada de 30km pra chegar la, mas a BMW tira de letra! fui de moto street uma vez...
Boa Viagem
Claro Pires
18/9/2012 23:08:38
MARCIO
Olá, que bravura a sua! É uma viagem que muito "macho" não teria coragem de fazer! Se houver a possibilidade, gostaria de saber mais sobre a moto. Sou um pouco baixo e percebi pelas fotos que você não é muito alta. Pela altura do banco, ouvi dizer que a 650GS é bem querida pelas mulheres, queria saber se isso confere, e se a bagagem da viagem não complica muito as coisas. Pois é, nos sites especializados sobre motos e nas revistas é difícil obter informações de motos para pessoas baixas, terrível! Um abraço e força para o resto da viagem!
18/9/2012 15:55:32
EDUARDO BARBOSA DE SOUSA
Parabéns pela iniciativa e pelo projeto! Você é uma pessoa determinada...depois de tudo isso acabar, precisa dar uma palestras pros motociclistas em encontros, simposios e workshops....se passar pelo triangulo mineiro me envia uma mensagem, adoraria conhecervocê pessoalmente...abraços...