Rotaway Brasil Independência

Dia 08: 14/09/2012

 
Saindo de Rio das Flores depois de um ótimo café da manhã na pousada Maria Sem Vergonha, segui para São João Del Rei. O caminho era curto, cerca de 240km, além de simples: saí da RJ-145, segui pela RJ-151 e depois continuei pela BR-040.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Depois da de Manuel Duarte a estrada é muito bonita acompanhando o rio que faz a divisa do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No caminho dá para ver pequenas quedas d'água e as fazendas em estilo colonial. Porém a estrada é bem esburacada e deve-se ter muito cuidado nas curvas.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Hoje a média de consumo da moto foi de 28,8km/l. O que considero uma média muito boa pelo porte dela. O pedágio próximo a Juiz de Fora custou R$4,00.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Chegando em São João Del Rei rodei pela cidade e tirei algumas fotos com a moto. Após, segui rumo a Pousada Beco do Bisco que é parceira do projeto Rotaway Brasil Independência. Ela fica num beco quase ao lado da Igreja de São Francisco. A pousada é aconchegante e acolhedora, decorada com muito bom gosto com uma coleção de quadros de renomados pintores brasileiros. Por ser localizada no centro histórico, é só fazer como eu: chegar, tomar um banho, pegar a máquina fotográfica e se perder em meio a diversos pontos turísticos bem pertinho.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la















Ah! Uma coisa que me preocupo sempre antes de me hospedar é com a segurança da moto. Nesse mundo em que vivemos nunca se sabe o que alguém pode aprontar. Mas isso não é problema aqui, pois a pousada possui área de estacionamento fechado.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Outras coisas muito úteis para o pessoal como eu são o Wi-fi disponível para todos os hóspedes e o horário flexível para o café da manhã. É tão chato sair com fome só porque foi necessário sair bem cedo para seguir viagem, não é mesmo? Então fica a dica em São João Del Rei para uma ótima noite.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la















Na minha caminhadinha visitei alguns lugares como a Igreja de São Francisco. Na verdade só fora dela, pois achei o cúmulo ter que pagar para entrar numa igreja (R$3,00). Mas vale ir até alí e tirar umas fotos da belíssima fachada. Atrás dela fica um pequeno cemitério onde está o tumulo de Tancredo Neves.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Seguindo o passeio pela mesma rua, na esquina da avenida, há o Memorial Presidente Tancredo Neves e do lado de fora, existe uma estátua dele sentado num banco. Segui até a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar que foi construída em 1721.


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la














Outros lugares em que passei foram "os passos da Paixão de Cristo" que são pequenas capelas que abrem durante a Quaresma e a Semana Santa. Em procissão, os fiéis param diante deles, rezam e entoam preces. Atualmente, existem apenas cinco passos, eu vi três deles. Além destes também passei pela Igreja da Nossa Senhora do Carmo e na Capela de Santo Antônio (mas não pedi nada para ele).

Andando pelas ruas daqui encontrei várias lojas que vendem utensílios em estanho bem trabalhado.

Ah! Uma coisa que faço frequentemente é o seguinte: na moto tem um tank bag da Giant Loop (fornecida para mim pela Touratech), nele eu carrego as coisas que preciso ter mais a mão como mapas, papel, caneta, uma toalhinha, etc. Eu coloquei uma alça nele e quando saio para caminhar já tem tudo dentro. Muitas vezes coloco até a câmera fotográfica. Isso é útil até quando paro no caminho para comer e ver os mapas. Até tem uma foto aqui no site de eu com o tank bag como bolsa lá em Paraty. Tudo bem, não é uma Victor Hugo ou uma Louis Vuitton, mas achei muito legal. Nem precisei trazer bolsa, já chega a quantidade de coisas que trouxe.

Através da GlobalStar (http://la.globalstar.com/pg/), tenho um SPOT que é um aparelho de localização muito bacana e útil. Agora é possível acompanhar a viagem pelo do link: http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0l1WWJyf00ZfgQYMIqZcJKl7BHiounzN1



APOIO


Leia também:
Dia 07: 13/09/2012
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (4)

19/9/2012 16:17:55
AFONSO
Olá. Por favor, veja meu comentário no dia 2 (segundo dia).

Já estou me coçando de curiosidade aqui. rs rs Estou aguardando os relatos sobre a continuação da viagem. Não judia da gente assim não... rs rs

Um abraço. Boas viagens.
 
19/9/2012 10:36:33
CLARO PIRES
Olá,
Sou de Petrópolis RJ e também motociclista.
Fiquei feliz de ver os relatos sobre a minha cidade.

Rio das Flores é fantastica, se eu tivesse visto o blog antes de voce passar por la, teria recomendado umas vilas e fazendas antigas por estrada de terra para voce visitar!

Nao entendi porque voce foi pela Dutra para Vassouras, poderia ter ido pela BR040 apartir de itaipava, só teria feito o caminho inverso, chegando por rio das flores...

Voce vai passar em ouro preto e mariana?

Se na volta voce passar aqui por perto de novo, recomendo uma visita a vila de ibitipoca MG. Tem uma serrinha nao pavimentada de 30km pra chegar la, mas a BMW tira de letra! fui de moto street uma vez...

Boa Viagem
Claro Pires
 
18/9/2012 23:08:38
MARCIO
Olá, que bravura a sua! É uma viagem que muito "macho" não teria coragem de fazer! Se houver a possibilidade, gostaria de saber mais sobre a moto. Sou um pouco baixo e percebi pelas fotos que você não é muito alta. Pela altura do banco, ouvi dizer que a 650GS é bem querida pelas mulheres, queria saber se isso confere, e se a bagagem da viagem não complica muito as coisas. Pois é, nos sites especializados sobre motos e nas revistas é difícil obter informações de motos para pessoas baixas, terrível! Um abraço e força para o resto da viagem!
 
18/9/2012 15:55:32
EDUARDO BARBOSA DE SOUSA
Parabéns pela iniciativa e pelo projeto! Você é uma pessoa determinada...depois de tudo isso acabar, precisa dar uma palestras pros motociclistas em encontros, simposios e workshops....se passar pelo triangulo mineiro me envia uma mensagem, adoraria conhecervocê pessoalmente...abraços...
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
JMSJ
 abaixo