Africa Adventure

BOTSWANA DO SUL AO NORTE – PARTE I

 
Depois que saímos da África do Sul por Radikhudu chegamos à entrada da Botswana pelo sul, em Lobatse. E ali, na fronteira, já começamos a ter uma ideia do que poderíamos esperar pela frente.

Durante o processo de migração, observei cidadãos de diversas nacionalidades, ingleses, franceses e mulçumanos tipicamente trajados, e as mulheres com vestimentas e burca preta debaixo daquele forte calor úmido da África Tropical.

Em razão do horário, não nos restou outra alternativa a não ser a de pernoitarmos em Lobatse. Antecipando-me uma dica muito importante: jamais viajar à noite pelas estradas da Botswana! Muitos animais na pista e, quando estamos sobre uma motocicleta, ficamos muito mais vulneráveis. Ali é o habitat dos animais e estamos na condição de invasores com as nossas motocicletas.

Mas para encontrar o que estávamos buscando, não seria por rodovias convencionais que iriamos nos deparar com as nossas expectativas. E quando o mapa e a cartografia do GPS nos permitia ter uma melhor visualização entre cidades e vilas tradicionais, a nossa decisão era unânime em buscar essas rotas alternativas.

As condições de piso na Botswana no off road é uma surpresa a cada metro de estrada

clique na foto para ampliá-la
Fotografia Eduardo Wermelinger  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia Eduardo Wermelinger  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia Marcelo Resende  















Repentinamente após uma terra batida com um pouco de cascalho vem uma areia fofa que até dá para continuar no ritmo da velocidade, mas exige-se muita cautela para não ser surpreendido com bolsas de areia mais extensas e fundas, que podem levar a motocicleta a afundar e ficar atolada, ou até mesmo a um tombo, como foi o meu caso.

Antes de começarmos a nos aprofundar nas características das tribos locais e sua cultura, vamos deixar aqui algumas imagens das estradas que nos proporcionaram acesso a esses locais encantadores.

clique na foto para ampliá-la
Fotografia Eduardo Wermelinger  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia Eduardo Wermelinger  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia Marcelo Resende  














Vou deixar para o amigo Marcelo Resende relatar abaixo algunas peculiaridades das burocracias das fronteiras que, embora cansativa, principalmente debaixo de um sol de 40ºC, mas com tanto desencontro de informações e decisões isoladas pelas autoridades de migração, aduaneira e de saúde, que chega a ser cômico. Em breve Marcelo Resende com as devidas “explicações ---técnicas” repassará estas dicas para quem deseja viajar de motocicleta pela Botswana.


clique na foto para ampliá-la
Fotografia Eduardo Wermelinger  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia Marcelo Resende  
clique na foto para ampliá-la
Fotografia Eduardo Wermelinger  















Na medida do possível, quando houver tempo para escrever e conexão com a internet, iremos fazendo novas postagens. Já temos muitas passagens interessantes, deste as Savanas do Kalahari a região de Ghanzi. Até breve.

Um abraço para todos.

Eduardo Wermelinger
_______________________________________________________________________________________

Por: Marcelo Resende

As fronteiras entre África do Sul e Botswana e deste país com a Namíbia foram, no mínimo, cômicas. Parece existir um controle fronteiriço basicamente para cumprir obrigação, pois fica claro que não há integração de informações ou registro eficiente das pessoas e, no nosso caso, também das motocicletas.
Apenas o passaporte, uma cópia não autenticada do documento da motocicleta e um sorridente “I’m from Brazil” resolvem tudo. Mas há que se levar com humor a falta de organização. Não há nenhuma conferência nos documentos das motocicletas. O viajante simplesmente declara as informações de números de chassis, placa e motor e tudo está resolvido. E tais registros são feitos invariavelmente em um grande livro tipo ‘Diário’ contábil.

Foi possível notar que, mesmo inventando uma numeração de placa, não houve nenhum problema posterior.

Importante lembrar que para entrar na Botswana e na Namíbia há que se pagar uma pequena taxa, com o devido comprovante de pagamento, referente ao “controle” de ingresso das motocicletas.


No caso da Botswana, isso teve que ser feito em Pula, a moeda local, mas já havia estrategicamente uma casa de câmbio uns 100 metros antes do controle fronteiriço onde é feito o pagamento.
Nessa mesma aduana de ingresso à Botswana sofri uma forte discriminação. Informados pelo policial que teríamos que declarar notebook e máquinas fotográficas, seguimos para a “portinha” indicada. O Eduardo fez o registro do note e do seu equipamento fotográfico. Quando chegou a minha vez, fui preencher o formulário de cadastro da minha câmera, mas fui interpelado pelo agente que, de imediato, me lançou um sorriso e disse que “aquilo” ali não precisava ser declarado.....rs.... Pobre coitada da minha “xeretinha”!

Agora, fora de brincadeira, simplesmente sensacional a população da Botswana. Como vi na TV local, a Botswana é um país dançante.

Abraços.

Marcelo Resende


Leia também:
BOTSWANA DO SUL AO NORTE – PARTE II
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (22)

22/12/2011 11:45:49
FABIO COLAFERRO
Wow!!!
 
20/12/2011 10:00:58
GUILHERME
MArcelo e Eduardo, fiquei por aqui acompanhando os relatos de vocês...parabéns! Isto sim é uma viagem de moto com todo o espírito a que ela remete! E não é pelo fato de ser num outro continente e sim pela atitude de vocês em conhecer os locais e as pessoas, enfrentando as adversidades da viagem com o espírito aberto! Um forte abraço!
 
20/12/2011 09:54:50
MARCOS ANDRÉ V GUIMARÃES
Parabéns a dupla por essa grande aventura, lendo esses relatos assim ganho conhecimento para um dia realizar o mesmo sonho.
Vou ficar aqui acompanhando e torcendo para que tudo de certo
Abs

Marcos/ São José dos Campos
 
18/12/2011 23:55:44
FÁBIO MUITODOIDO
Costumo dizer: "prefiro as tormentas do mar alto do que a quietude do cais" Esse tipo de viagem nos leva ao imprevisto e a muitas "surpresas pelo caminho" Aproveitem cada pedacinho de vida impregnada nessa aventura. Contem com uma força extra de quem está aqui do outro lado curtindo a viagem lendo os relatos. Lembrem-me que o Criador de todas as coisas está sempre pronto a intervir nos momentos de adversidades. Boa viagem! Força, coragem, determinação e fé!
 
17/12/2011 10:22:08
MARCELO ARAUJO
Sensacional.....estarei ligado no relato de vcs e desejo que tudo corra bem sempre!

Abr, Marcelo Araujo
 
16/12/2011 11:25:38
FERNANDO PEDROSO
Marcelo,
parbéns, muita saúde, sucesso, que Deus te siga nestes teus caminhos, feliz aniversário e um grande abraço
 
15/12/2011 21:24:39
GUILLERMO GODOY
Não tenho o prazer de conhece-los mais já me sinto irmanado pela coragem e a vontade de quebrar barreiras, de sair do lugar comum. Essa filosofia de vida chamada motociclismo de aventura, é para poucos..... Parabéns, continuem com a proteção dos anjos. Grande abraço
 
15/12/2011 20:52:24
HELIO MARCOS
parabens pela viagem fantastica Marcelao!! te liguei ontem mas quando o telefone deu sinal de desligado me lembrei que vc devia estar em cima da moto em alguma savana africana!!!

um abraco e siga com deus
 
15/12/2011 20:25:26
MANOEL MOURA
Eduardo e Marcelo,
Como já afirmei, estamos mais ligados nas notícias que vocês nos passam do que estaríamos ligados num jogo de final de campeonato. Trata-se de uma incrível experiência da qual cada um de nós pode desfrutar um pouquinho a partir desses relatos generosos.
Tomem cuidado com aquela leoa e com o marido dela. Aproveitem !
Abraço,
Manoel Moura
 
15/12/2011 19:38:35
LOUIS
Feliz aniversário Marcelão. Estas comemorando em grande estilo!
Estamos curtindo a viagem.
Tô curioso pra saber a historia do leão.
Abração pra voce e pro Eduardo
Louis
 
15/12/2011 18:43:23
CARLOS EDUARDO DA SILVEIRA
Grande Marcelo, eu aqui preocupado com meu gps e vc do outro lado do atlântico, cara volta logo para arrumar meu gps rsrsrs. Que isso....., parabens a vcs pela grande viagem volte com pelas imagens e muita historia para contar. Abração
Carlos Silveira
 
15/12/2011 18:20:14
MARCELO VORCARO
Edu e Xará Resende. Aventura em sua mais pura essência. Show de imagens e belos relatos. Continuem bem nesta grande viagem, desbravando a África selvagem a bordo destas belas máquinas. Um abraço grande aos dois!!!
 
15/12/2011 17:34:20
LEONARDO COUTO
Vejam como o planejamento é quase tudo. Mesmo repletos de informações tiveram que improvisar. É isso aí, aventura é assim mesmo. Se não, não tem graça.
Sucesso.
Abraços.
 
15/12/2011 16:45:01
RUITER FRANCO
Que boas noticias. Como disse o Gugu, Estava começando a me preocupar com os "Amigos perdidos na Selva" (risos).
Muito bom ler algumas informações e saber que estão se divertindo a valer.

DEUS continue a abençoa-los.
 
15/12/2011 16:22:20
FERNANDO PEDROSO
Edú e Marcelo,

que viagem hem, parabéns pela aventura, curtam bastante, um contexto completamento do qual estamos acostumados, e quando chegar aqui, vamos marcar um jantar para ouvir as aventuras,
grande abraço
 
15/12/2011 16:20:54
OTAVIO ARAUJO GUGU
UFFA !!! Demorou mais chegou alguma notícia dos amigos perdidos na selva africana. Muitos animais? Mais seguro que no trânsito de São Paulo deve ser!!! Estou muito contente que estejam aproveitando, curtindo, fotografando, isso é viver. Já emagreceram um pouco? Fiquei com pena das motos...kkk Bom, meninos, comportem-se. Mandem novas notícias e muitas fotos logo que puderem. Fraterno moto abraço a todos, Gugu - Taubaté/SP
 
15/12/2011 14:46:26
EDUARDO E XARA
VIVA!! QUE DELICIA!! MARAVILHA AS NOTICIAS DE VCS!! MAIS, MAIS, MAIS!!!... COMO DIZ O FERNANDO "ILHA BELA".. QUEREMOS MAIS!!!
ABRAÇÃO E ÓTIMAS AVENTURAS!!!
 
15/12/2011 12:38:37
DANIEL ALVARES
Vixe, pelo visto o pau tá quebrando mesmo eim! E pra sair destes atoleiros como fazem?! Pelo visto vão voltar mais magrinhos eim!!! hehehehe Não se esqueça da foto embaixo de um baobá gigante eim!!!!

Abraços e continuem pelas boas estradas, pois se pegarem as ruins, já viram né!!!
 
14/12/2011 21:56:06
EDSON LUIZ SIONEK
BIG Eduardo & Marcelo, maravilha até que enfim o primeiro relato, beleza, to aqui de olho no pc curtindo a viagem. Mantenham o bom astral e sigam enfrente...postando, abraços
Edson Sionek
 
13/12/2011 16:43:34
DONATO MONTEIRO
Grandes Eduardo e Marcelo,
Vejo que "o coro tá comendo" e que o tour já demonstra sua singularidade. Vão com calma e "corram devagar", por cá estamos a garimpar notícias e imagens.
Votos de boa viagem e sucesso na empreitada.
Grande abraço.
Donato Monteiro.
 
13/12/2011 16:02:45
GUILHERME ANDRADE
Grandes Garotos...
E grandes mesmo! Desafio deste só pra gente grande. Tô acompanhado de perto. Sucesso na empreitada e não nos deixe orfãos das fotos, ok?
Sucesso Eduardo!
Sucesso Marcelão!
Abraços
Guilherme - Niterói
The AcompanhandoDePerto Man
 
12/12/2011 21:24:47
MARCIO ALVES ROBERTO
Eduardo & Marcelo,
Tudo bem com vcs? Já viram muitos animais? E as estradas, muito difíceis? Está chovendo muito aí?
Mandem mais notícias! Estou procurando todo dia e não tinha visto nada ainda, achei por acaso hoje no site!
Abçs! Marcio - Campo Grande/MS
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
BGHG
 abaixo