Rumo ao mediterrâneo

3ª Etapa – Um desvio “Provençal”: "Gorges du Verdon", pelo interior através de aromas e sabores

Sexta-feira, 1 de julho de 2011

 
Partimos da vila do “Col de Turini” (não passam de 4 ou 5 casas e pequenos hotéis de montanha próximos às trilhas do Parque Nacional Mercantour) com destino ao “Gorges du Verdon” com uma temperatura agradável e um belo sol anunciando que a etapa do dia seria esplêndida. Do "Col" tomamos a direção do "Gorges de la Vésubie" (Garganta do rio Vésubie), uma descida de 15 km até a vila de "La Bolléne-Vésubie" por uma estreita estrada em meio a uma floresta de coníferas no entorno do Parque Mercantour.













A primeira parada do dia foi em “Grasse”, que dista não mais do que 20 km de “Cannes” (famosa pelo seu festival de cinema), na Côte d`Azur. Esta cidade, cujas origens remontam à Idade Média, é conhecida como a Capital Mundial do Perfume. É lá que são cultivadas as flores, especialmente jasmins e rosas, que são transformadas nas essências que entram na composição dos perfumes.

Para as amantes dos perfumes, aqui vai a origem do “Chanel No. 5”: Coco Chanel incumbiu o perfumista Ernest Beaux, de Grasse, para desenvolver um perfume para a sua coleção de 1921. Dentre as 10 amostras apresentadas, Coco Chanel escolheu a de número “5” (seu número de sorte). Este perfume tornou-se um ícone e é apreciado por todas as beldades mundiais. Certa vez perguntaram a Marilyn Monroe o que usava para dormir. Sua resposta: “Chanel No. 5”!!!.





















Partindo de Grasse percorremos uma curta distância na “Rota Napoleão”, denominação da estrada turística D85 que liga o “Golfo Juan”, em Cannes, com Grenoble. Esta rota acompanha o caminho da marcha de “100 dias” que Napoleão Bonaparte fez em 1815 ao retornar do exílio na ilha de Elba para reclamar a devolução do seu trono.













O destino final do dia foi a pequena “Moustiers-Ste-Marie”, uma bela vila medieval aos pés do platô de Valensole, em pleno "Parque Natural Regional do Verdon”. Para chegarmos à Moustiers percorremos, pela estrada D71, a margem esquerda do cannyon – conhecida como “Corniche Sublime”.

No próximo "post", mais sobre "Moustiers", campos de lavanda e a margem direita do "Gorges du Verdon".
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (2)

2/2/2017 19:56:07
8NNJBTCALPAI
Great shots, paiurctlarly that candid. Man, you’re killing it with Silver Efex. Have a safe and great weekend, bud. Test that light before you get up there. LOLJimi Jones recently posted..
 
28/6/2016 08:31:31
ENRQUJ9IHKX
Glad you are on speaking terms, but how far would everyone get if they only worried about themselves? If you applied your advice to yourself where it belongs and were able to effect in yourself the changes you recommend then you would have something worth sharing or be able to take the speck out of another’s eye as it were, but that choice is entirely yours. Peace.VA:F [1pl1.3_1145].9ease wait...VA:F [1.9.13_1145](from 0 votes)
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
SOHU
 abaixo