Dicas

CONHEÇA ALGUNS ACESSÓRIOS QUE NÃO PODEM FALTAR EM SUA VIAGEM

 
Como me preparar?

Quando escolhemos o nosso destino, devemos nos atentar às condições climáticas, determinar o período da viagem e o tempo de permanência em determinados lugares.

Para que a viagem seja segura e prazerosa, é imprescindível pernoitarmos em algum hotel ou pousada, para o devido repouso, uma excelente ducha e alimentação

Sabemos que ao darmos sequencia à viagem, quando pernoitamos em algum hotel, pousada, etc, precisaremos do básico para uma boa ducha para desfrutarmos de uma boa cama a fim de descansarmos o suficiente para que o dia seguinte na estrada, seja o mais proveitoso possível. Então, como acondicionar e o que levar em alguma mala lateral ou top case para que somente possamos levá-lo para nossa acomodação.

Quantidade necessária de roupas entre outros itens quando formos pernoitar durante o curso da viagem, 2ª pele, camisas e calças e roupas íntimas na mesma proporção, estojo de higiene, meias e sacos herméticos para guardarmos nossas roupas usadas até um destino em que possamos entregar a um serviço de lavanderia, ou até mesmo lavarmos quando possível.

Geralmente nas minhas viagens, tenho como princípio estabelecer parâmetros de quilometragem a serem rodadas por dia. Nunca menos de 400 km e nunca mais de 700 km diários. Lógico que tudo depende do tipo de motocicleta, preparo do motociclista e as condições climáticas, da pista, entre outros fatores.

Sendo que é aconselhável fazermos uma parada em determinado local e ficarmos por um 1 dia a cada 3 dias de viagem. Por isso que ao planejamos nossas rotas, faça a inserção desta parada estratégia, onde além de você poder conhecer com mais detalhes a região visitada, ter tempo o suficiente para entregar a um serviço de lavanderia suas roupas usadas e retomar o seu kit pronto para usá-lo novamente.

Assim se otimiza as roupas destinadas a uso nas estradas e as quais irão ser usadas nos locais onde seu tempo de permanência for maior.


Mas o que levar?

Apesar das atuais malas laterais e top case nos oferecerem um relativo espaço para as nossas roupas, material de higiene, sapato, etc, sempre teremos a sensação de estarmos levando a menos ou a mais do que realmente precisaremos na viagem.

Na bagagem: camisetas longas, camisetas curtas, jogos de 2ª pele, calças jeans, bermuda, roupas íntimas, pares de meia, estojo de higiene, spray para higienização do capacete (vários disponíveis no mercado. Até mesmo alguns utilizados para assepsia em hospitais, que tem aroma de limão, vendidos em grandes farmácias ou em lojas especializadas). Embora estes itens sejam muito pessoais, vale lembar que a sua composição de vestuário deve-se as condições de temperatura e período de viagem.

















Vestimenta durante a viagem

Dependendo da temperatura

Conjunto 2ª pele, meiaz que seja mais alta que o cano da bota, calça de cordura com as devidas proteções, jaqueta ou parca apropriada, com os respectivos forros removíveis, para frio e chuva, também podendo ser um macacão integral, modelos usado em rally.
Bota de cano médio ou longo, isso depende da adaptação do piloto, mas é indispensável que a mesma seja de Gore-Tex, assim temos opção para tempo seco ou com chuvas, sem molharmos nossos pés, e principalmente sem comprometermos a respiração da pele, face à tecnologia do material Gore-Tex. Luva (uma para tempo seco e outra para eventuais chuvas), Balaclava (dependendo da temperatura), etc...
















E obviamente o seu capacete, e sempre com uma viseira sobressalente.


Outros itens os quais não abro mão para um melhor conforto:

- 1 cinta com proteção de coluna. Além de proporcionar-lhe uma postura mais adequada, também é uma excelente proteção. Também pode ser usado um protetor integral de coluna, mas ainda sou adepto da cinta.
- 1 pequena toalha dry-tech/ DryLite

















Itens Indispensáveis
- chave reserva da motocicleta
- Lanterna e baterias / pilhas sobressalentes
- Mapas
- Jogo básico de ferramenta compatível com a motocicleta
- Jogo de Pastilhas de Freio, principalmente quando em distâncias maiores, e não encontrarmos este itens para reposição
- kit de limpeza externa e desembaçador para o capacete
- Kit de reparo de pneus. (Estatísticamente os resultados com danos com os pneus, tem sido muito pequeno, desde de que os mesmo sejam novos e apropriados para o piso o qual vamos nos deparar).

Mas evite vacinas preventivas. Além de proporcionar corrosão no interior das rodas, também compromete o balanceamento das mesmas.


Kit mais apropriado e simples de utilização

- Uma Bisnaga com adesivo Special
- Uma lâmina pequena
- Uma ferramenta de inserção
- Três plugs de reparo
- Um adaptador na válvula de enchimento
- Uma rede plástica
- Três cartuchos gás CO2 16g
- Borrachas de reparo extra



Eletrônicos de companhia nas viagens

- GPS, dependendo do percurso, até mais um sobressalente

- SPOT (sinalizador transmissor de dados por satélite com siga-me)



E dependendo da viagem, geralmente em expedições para lugares com difícil acesso a uma rede de pneus adequados, pode-se levar um pneu sobressalente.

 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (11)

21/2/2013 22:09:47
CARLOS ALBERTO ROSA
Ótimas dicas, mas acho desnecessário levar outra chave reserva da moto. É simples, compre um cordão de chave para o pescoço e garanto que jamais perderá a chave, a não ser que perca o pescoço kkk. Abraços.
 
25/8/2011 08:05:32
.CELSO LUIZ DO CARMO
Fui muito feliz em levar um reparo para pneu sem câmara e um pequeno compressor na minha viagem ao Ushuaia, no meio da Patagônia tive um pneu furado e foi o que me salvou. A moto que não tiver tomada, pode-se adaptar uma,daquelas para isqueiro. Boa viagem.
 
15/1/2011 00:17:04
POPEYE
Se viajar com amigo em outra moto, deixe sua chave reserva com ele e a dele com vc, mais eu prefiro prender a chave reserva em algum local escondido na moto.
 
29/9/2010 15:12:08
PAULO FERNANDO VIEIRA CASTRO
A chave que remove a valvula da camara de ar é uma boa,pois já tive este problema de vazamento cruzando do Piaui ao Ceara em uma estrada de terra sem apoio e ajudou bastante.
 
14/9/2010 21:12:10
ROGÉRIO ISSA
Realmente toda dica é importante, quando faço viagens longas, sempre levo roupas intimas e camisetas velhas que não uso mais, após o uso as jogo fora, assim, diminuo peso e volume da bagagem. Quanto as viagens longas (fora do país) nunca sem um parceiro.
Rogério Issa
Cabo Frio - RJ
 
17/8/2010 20:51:33
LUIS ARTUR
Para quem usa óculos para leitura/escrita, uma sugestão é levar um segundo óculos de reserva, mesmo que seja aquele antigo e "demodê" que fica lá no fundo da gaveta. Vale ouro se o que usamos sofrer um acidente "fatal", e o espaço que ocupa é desprezível. Abraço a todos e felizes km.
 
11/8/2010 13:26:12
LUIZ CARLOS FAQUINELI
Excelente as orientações para viagem, com certeza vou segui-las. Devo sair para o Chile e arredores em 13/11/10. Não tenho ainda parceiros para dividir a aventura, e acredito ser necessário pelo menos mais um nessa trip. Faquineli- SP
 
6/8/2010 11:40:26
MARCELO
Para locais isolados, uma corda ou fita para reboque pode ser útil. Xerox de documentos, cartões de crédito, etc guardados separadamente do original. Pode ser útil no caso de perda ou roubo. Pelo Mercosul - Carta Verde.
 
5/8/2010 17:01:44
SÓCRATES CAMPOS BANDEIRA
Tomara que as discussões evoluam. Sempre serão extremamente úteis. Vai mais uma dica. Um pet de Durepox é de extrema utilidade para pequenos vazamentos e consertos de emergência, assim como a fita Silvertape. Experiência própria do quanto são úteis.
 
4/8/2010 17:29:01
ROBERTO HANG
Boas dicas para viagens. A que me chamou mais a atenção foi o jogo de chaves extra. Estou acostumado a fazer pequenas viagens e esta dica, eu não tenho o costume de levar. Pode ser útil realmente, em determinadas situações. Valeu.
 
28/6/2010 16:33:24
OTAVIO ARAUJO
Muito boas suas sugestões, em minhas viagens sempre levo, entre outras coisas, óculos de sol bateria de reserva do alarme da moto, e um fio de nylon de 5 ou 6 metros. Para que isso? Depois de uma tarde de chuva, quando se chega ao hotel, nada como improvisar no quarto nosso varal particular para secar as roupas que serão utilizadas no dia seguinte - muito útil, já usei uma dezena de vezes. Gugu - Taubaté SP
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
HSRC
 abaixo