Destino Alasca

Segunda-feira: Rockland, ME - Bretton Woods, NH

12.09.2011

Iniciamos hoje uma tentativa de ver pelo menos um lugar de cada um dos estados nesse lado dos EUA. Em New Hampshire elegemos Mount Washington, a montanha mais alta do nordeste como destino. Saímos de Rockland ao meio dia, temperatura de 25ºC e céu azul. Deixamos o azul cobalto das águas do litoral e fomos para o verde, já ameaçando amarelar, dos pinheiros.

Sandy e a vizinha, cujo filho fez intercâmbio em São Paulo e Rio, se despediram de nós na porta, bem acolhedor e diferente da impessoalidade dos hotéis. Aliás, desde Montréal com a visita ao Digudi, esse calor humano será a marca das próximas duas semanas.

Essa faxina vai render!
O trem que não opera segundas e terças
Fila para comer sanduíche de lagosta
Passando pela cidade de Bath

Normalmente preferimos viajar mais pelas rodovias secundárias e, às vezes, até pelas mais simples, pois assim passamos por vilarejos e se percebe mais como vive a população e o que há escondido nesse imenso país. A primeira 'recompensa' por essa opção foi uma inesperada fila de gente esperando para comprar alguma coisa numa barraquinha na beira da rua. Não paramos para ver o que era, mas ficamos sabendo depois que o objeto de desejo era um sanduíche de lagosta. Deve ser realmente algo especial para formar essa fila.

Outra novidade foi um grande complexo de escolas, que não combinava com a densidade populacional da região. É a Hebron Academy, um internato e semi internato, no meio de uma mata, com vários prédios e várias áreas de esporte. O que nos chamou a atenção foram justamente os vários grupos de estudantes treinando, todos uniformizados com os técnicos e auxiliares.

Pesquisando mais tarde ficamos sabendo que é uma escola privada que se propõe a preparar os alunos para ingresso nas melhores universidades americanas, por um preço bem salgadinho: US$ 48.000 por ano.

Hebron Academy
White Mountains
Por do sol nas White Mountains

As placas avisando a presença de animais na pista foram novamente aparecendo, e num posto de gasolina em que paramos havia um jornal local mostrando na capa a captura de um enorme alce.

Estamos nas Montanhas Brancas (White Mountains) do estado de New Hampshire, onde há muitas estações de esqui. Quando fomos jantar, pertinho do hotel, que fica à beira da estrada, vimos que uma das mais famosas (Bretton Woods) fica diretamente em frente ao restaurante.