Destino Alasca

Sábado: Québec - Rockland (ME / EUA)

10.09.2011

 
Esse trecho não estava previsto dessa forma: nosso plano original era chegar até Halifax, em Nova Scotia. Depois vimos que isso seria ambicioso demais (muito chão para andar e obrigatoriamente boa parte igual na ida e na volta) e pensamos em pelo menos visitar a Prince Edwards Island, a menor (muito menor) província do Canadá.

Mas mesmo disso acabamos desistindo, com medo de transformar a viagem para New York numa correria maluca: queríamos estar lá no dia 20/09 para encontrar nossa filha, mas também queríamos dar uma olhada nos estados do caminho. Optamos então por esse caminho por duas razões: a estrada é descrita em diversas fontes como muito bonita e Rockland nos pareceu uma cidadezinha interessante para se conhecer.

clique na foto para ampliá-la
Saindo de Québec  
clique na foto para ampliá-la
Não é fácil decifrar tudo isso a 50 km/h  
clique na foto para ampliá-la
Saindo de Québec  
clique na foto para ampliá-la
Fiação nessa quantidade foi novidade  













O dia começou e terminou perfeito para uma viagem de moto: céu lindamente azul e sol brilhando. Partimos com 16ºC, chegando a 22ºC, temperatura muito agradável para se viajar, já que o sol nos esquentava e disfarçava o vento ainda bem frio.

A estrada é mesmo muito bonita, com áreas agrícolas e urbanas se alternando. Interessante é que essas áreas muitas vezes estão escondidas por uma fileira, relativamente densa, de pinheiros e árvores, e se não se prestar atenção pode-se pensar que se está no meio de uma floresta ou bosque. Muitos sinais de aviso da presença de Alces e veados, mas não vimos alguns deles.

Também há muitos rios caudalosos, particularmente o Chaudière na Canadá e o Kennebek nos EUA, que acompanham longo trecho da estrada.

A passagem de fronteira do Canadá para os Estados Unidos foi feita em Jackman, e trouxe mais um pouco de emoção a nossas entradas nos EUA: lá em San Diego meu passaporte havia sido carimbado com uma permissão de permanência até setembro/2012. Impossível e errado: com o passaporte alemão não preciso de visto para entrar nos EUA, mas o período de permanência é de 90 dias. Mas como carimbaram essa data assumi que ela seria honrada.
Ledo engano. Chegando à fronteira a oficial de imigração perguntou quanto tempo pretendíamos permanecer nos EUA e respondemos que entre um e dois meses. Sua resposta: "mas seu visto de entrada expira em 29/09/2011. Estacionem a moto ali na frente e entrem no prédio da aduana para vermos o que fazer sobre isso".

clique na foto para ampliá-la
Algumas residências no caminho   
clique na foto para ampliá-la
Algumas residências no caminho   
clique na foto para ampliá-la
Rio Chaudière  
clique na foto para ampliá-la
Enxame de pássaros  













Pronto, lá veio o frio na espinha. Fomos para o prédio e a mesma oficial, muito simpática e educada, esclareceu que aquela data no passaporte estava simplesmente errada e não podia ser considerada, mas que ela iria falar com seu chefe para ver como proceder. O resultado dessa conferência foi surpreendente quando se relembra todas as histórias de aborrecimentos que se passa em fronteiras dos EUA: tivemos que responder a diversas perguntas mas depois nos disseram que, como obviamente não estávamos ali para criar problemas, meu visto anterior seria cancelado e um novo emitido para noventa dias.

Muito legal ver um oficial de fronteira fazer o possível para te ajudar ao invés de criar caso como parece ser a postura da maioria deles. Acreditamos que ajudou muito entrarmos por uma fronteira calma, onde as pessoas trabalham num nível de tensão muito mais reduzido. Tudo isso nos custou uns quarenta minutos e US$ 6,00 de taxa de visto - uma bagatela para ter resolvido o que poderia ter se tornado um tremendo problema!

clique na foto para ampliá-la
As cores do outono aparecendo  
clique na foto para ampliá-la
Lago ao longo da estrada  
clique na foto para ampliá-la
Parece por do sol, mas não é  
clique na foto para ampliá-la
Voltando a ver belas paisagens  













Entramos no Maine, conhecido como o Estado dos Pinheiros. A viagem continuou muito bonita e agradável até Rockland, cidade litorânea enfiada numa enseada repleta de ilhas - para variar... Nos hospedamos num Bed & Breakfast muito agradável, daqueles em que é fácil sentir-se em casa ao invés de num hotel impessoal.

Para completar o dia fomos jantar uma bela lagosta do Maine - afinal este é também o estado das lagostas - que estava saborosíssima.
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
HCMR
 abaixo