Destino Alasca

Sexta-feira: Cartagena

13.05.2011

Nesse dia fizemos um programa um pouco diferente: a aproximadamente cinquenta quilômetros de Cartagena, voltando para Barranquilla, há algo chamado Volcán El Totumo. É isso que se vê nas placas de estrada e nos guias turísticos, mas não é realmente um vulcão: é uma erupção de lodo (pretensamente medicinal) que ao invés de simplesmente escorrer para os lados foi se acumulando (ou foi acumulado, sabe-se lá...) até formar um monte na forma de vulcão, de uns 20-25 metros de altura.

O programa consiste em subir esse vulcão e tomar um banho de lama, acompanhado de massagem aplicada pelos nativos que moram em torno e exploram o turismo no 'vulcão'.

Chegando ao vulcão
Eis o chamado vulcão
Outra vista do vulcão
Pronto, lá fomos nós...

Terminado o 'banho' descemos do vulcão e fomos tomar um banho, ou melhor, ser lavados pelas nativas na lagoa que fica ao lado do vulcão. A gente pensa que a ajuda delas é supérflua, mas logo percebe que não é, não: a tal lama gruda de tal maneira no corpo, que sem ajuda é muito difícil removê-la.

Para se ter uma idéia dessa dificuldade, quando chegamos ao hotel tomamos um bom banho, a Beth examinou minhas orelhas e afirmou estarem limpas. Ao me secar a toalha de banho ficou com uma mancha cinzenta típica da cor da tal lama. Peguei cotonetes para limpar as orelhas melhor e vejam o resultado! Difícil ficar completamente limpo depois desse tratamento.

... para o banho
É impossível afundar
Ah, agora temos mais espaço!
Pronto, chega de lama

Fizemos esse passeio num pacote de excursão, que nos proporcionou uma visão diferente de Cartagena: fomos os primeiros passageiros coletados pela van, e os demais estavam hospedados em hotéis de Boca Grande, uma região fora da cidade velha. Aí de repente, a menos de um quilômetro de distância, nos vemos transportados da Espanha colonial para uma Punta del Este: hotéis de alto nível, uma avenida lotada de lojas de grife e carrões caros e casas grandes e bonitas. Interessantíssimo esse contraste muito forte.

Na volta do vulcão paramos para almoçar na praia de Manzanillo, deliciosa pelo mar calmo e pelas barracas onde se pode bebericar, almoçar e até mesmo tirar uma soneca nas redes que eles estendem.
No fim da tarde saímos novamente para passear um pouco mais pela cidade velha, e dessa vez achamos um café que oferecia as tortas que estávamos procurando - foi o complemento do almoço comido em Manzanillo.

Praia Manzanillo
A barraca onde almoçamos
E também havia rede para a siesta