Destino Alasca

Quarta-feira: Santa Marta - Cartagena

11.05.2011

Com a história do dia sin moto em Santa Marta, lembramos do livro do Lúcio Siqueira (Da Quinta para a Nove) e fomos ver como é essa questão em Cartagena. Bem, lá (ou aqui, já que já chegamos) a coisa é muito mais complicada (vejam http://www.vivetumoto.com/foros/mensaje-6554-1.html):

Nos dias ímpares, é proibido o tráfego de motos com final de placa... PAR!
Nos dias pares, é proibido o tráfego de motos com final de placa... ÍMPAR!
Na segunda e na última sexta-feira do mês é totalmente proibido o tráfego de motos.
Depois das 23h00 é proibido o trânsito de motos.

E também é proibido transitar com motos na cidade velha.

Estrada perfeita
A estrada bordeja a praia em muitos pontos
Pedágio: motos passam à direita dos outros veículos
Os dois tipos de taxi

Tivemos sorte, pois hoje nossa moto, final 9, pode entrar na cidade. Em compensação ficará no estacionamento amanhã e depois (é a segunda sexta-feira de maio).

A viagem de Santa Marta a Cartagena foi de longe a melhor desde que saímos do Brasil: viemos pela estrada costeira, pavimentação perfeita e pouco trânsito (e também pouquíssimos postos de controle).

Não sabemos se podemos extrapolar nossa experiência para outras áreas da Cplômbia, mas a qualidade da pavimentação e da sinalização é muito boa. Só a travessia de Barranquilla foi um caos fantástico: justamente o caminho para atravessar a cidade em direção a Cartagena é uma sequência de obras na pista, resultando em um portentoso congestionamento onde se juntam os taxis e ônibus locais com as jamantas que estão atravessando a cidade.

Sombrinha miniatura
Aqui também há busetas
E, claro, celular público
Empurra uns cascalhos de lá para cá e pede gorjeta por consertar a pista

Graças principalmente a essa travessia, mas também a algumas paradas e desvios exploratórios que fizemos, acabamos levando mais de quatro horas para rodar os 234 quilômetros de hotel a hotel. Mas a entrada em Cartagena foi muito fácil, pois fomos entrando na cidade bordejando a costa, e quando achávamos que era hora de perguntar onde ficava o hotel estávamos a umas dez quadras dele.

E para completar nosso passeio por esses dois países achamos um hotel realmente bom: tem até chuveiro elétrico! Vamos ver como é o café da manhã - até agora está tudo muito bom! Claro que ele é bem mais caro, ainda mais numa cidade como Cartagena, mas eles têm agora uma promoção de uma noite grátis para mais de três noites. Como devemos ficar aqui quatro noites, os R$ 160 de diária se transformam em R$ 120 - pagamos três e levamos quatro.

Depois de instalados fomos dar um primeiro passeio pela cidade velha. Nâo sei se conseguiremos descrever, seja com palavras ou com fotos, a beleza dessa cidade. É de longe a coisa mais linda (estamos falando de centros de cidade antigos, ok!) que já vimos no continente americano e uma das mais lindas mesmo comparadas com cidades européias. É de arrepiar, dá para derramar lágrimas de emoção por ver isso aqui.

Entrando em Cartagena
A Cartagena ultra moderna
E o que realmente viemos ver
Com uma amostra logo ao lado do hotel

É claro que gosto é gosto, mas nós nos consideramos privilegiados por termos tido a oportunidade de conhecer essa coisa maravilhosa. E ainda bem que conhecemos Santa Marta primeiro: depois de ver Cartagena o padrão de comparação sobe muito!