Destino Alasca

Domingo: Santa Marta

08.05.2011

Já estamos em Cartagena, mas não conseguimos mexer nesta página antes de hoje, pois estávamos reestruturando o álbum de fotos (e ainda não terminamos) e isso tomou muito tempo. Álém disso voltávamos um pouco mais tarde e mais cansados que em outras cidades.

Bem, nosso primeiro dia em Santa Marta foi de exploração do básico, acompanhada de muita preguiça: em nossa permanência lá nunca tomamos café da manhã antes das nove horas.

Orla da praia
O porto fica grudado na praia
Ambulantes não podem faltar, né?
A alcaldia

Para lembrar, essa foi a primeira cidade da América espanhola, fundada em 1525 por Don Rodrigo de Bastidas. Ela não estava nem de longe em nosso planejamento, mas quando decidimos entrar na Colômbia pelo norte - o plano original era entrar por Cúcuta - e com o tempo de espera pelo barco para o Panamá, ela passou a fazer parte do roteiro. E para reforçar um motociclista que encontramos num bar em Boa Vista insistiu duas vezes que não podíamos perder Santa Marta. Ele tinha razão.

Passeamos pelo centro histórico - nosso hotel ficava dentro dessa área - que é muito bonito apesar de ter diversos edifícios ainda pedindo uma recuperação mais completa. Vale a pena perambular pelas ruas, algumas muito estreitas, simplesmente olhando o que há para ser visto e tirando fotos.Foi particularmente agradável por ser domingo, tudo muito calmo.

Uma das piadas que corre entre os samarios (assim são chamados os nativos da cidade) é que há somente três estátuas na cidade: as de Rodrigo de Bastidas e de Simón Bolívar, frente a frente na plaza Bolívar e a de Valderrama, o jogador de futebol, que nasceu na cidade, em frente ao estádio. Claro que há outras estátuas, mas o culto a Valderrama é tão grande que equiparam sua estátua com as outras duas. Aliás, aqui ele é chamado de "el Pibe", como Maradona na Argentina.

Ao longo do calçadão da praia há também diversas bonitas esculturas mostrando indígenas Tairona, a mais importante etnia pré-colombiana da região.

Frontispício do edifício da alcaldia
Plaza Bolívar
Edifícios conservados no centro histórico
Casa del Correo

Lá pelas 12h30 simplesmente jogamos a toalha e voltamos para o hotel: com temperaturas na ordem dos 34-35° à sombra e umidade muito alta não dava para continuar na rua. Aliás, bancos e muito comércio fecham por duas a três horas nesse período.

À tarde pegamos uma buseta (meio termo entre van e ônibus) e fomos para El Rodadero, uma parte de Santa Marta onde se concentram os edifícios residenciais de alto padrão e a praia mais popular - todo mundo parece ir para lá, e como era domingo estava lotada.

A Catedral
Praça ao lado da catedral
Uma das praias de El Rodadero
Praia principal de El Rodadero

Novamente o comentário que fizemos antes: praias bonitas, construções imponentes, mas nada que não tenhamos visto no Brasil. Almoçamos por lá, e voltamos para o hotel, novamente de condução - curiosamente estamos nos sentindo muito seguros na Colômbia.

Falando de almoço, conversando um dia concluímos que desde Belém devemos ter comido algo diferente de peixe ou frutos do mar no máximo dez vezes. A maioria absoluta de nossas refeições é 'marinha'. Gostamos muito desse tipo de comida, e com a variedade e preços atraentes (para brasileiros), acabamos nos concentrando nessa especialidade. E pelo menos até chegar ao Panamá devemos continuar nessa dieta!