Destino Alasca

Terça-feira: Canaima

19.04.2011

O dia começou cedo: o guia queria que levantássemos às 6h para partir às 7h (programa de índio mesmo, apesar de que duvido que quiséssemos dormir mais). O café da manhã foi frutas, suco e laranja, ovos mexidos, arepas e pão com margarina e geléia e café com leite. Novamente ovos e arepas cuidadosamente arrumados em pratos. Realmente surpreendente. E surpreendente também foi a quantidade de cebola nos ovos mexidos: a dieta matinal venezuelana é meio complicada para nós - depois descobrimos que essa forma de preparação dos ovos faz parte do desayuno criollo.

O acampamento (muito) rústico
Uma foto de despedida do Salto Angel
Uma das rochas no meio do rio
A laguna de Canaima

Um venezuelano nos explicou que é realmente comum se comer muito e pesado no café da manhã, e a razão para isso é que em função de atividade profissional, falta de tempo e até mesmo falta de recursos financeiros impedem muitos venezuelanos de almoçar, tornando o desjejum e o jantar as duas grandes refeições do dia.

A volta não foi muito diferente da ida, apenas mais rápida (estávamos descendo o rio e só paramos para atravessar os Rápidos de Mayupa) e um pouco mais fácil de encarar as corredeiras.

Os quatro saltos da Laguna de Canaima
Salto Ucaima
Salto La Golondrina
Salto Wadaima

Chegamos a Canaima perto da hora do almoço, e fizemos o deslocamento para o acampamento Bernal de lá, que fica na Ilha Anatoly: tivemos que descer da canoa (no rio Carrao), andar uns cinco minutos de caminhão e tomar outra canoa, agora na Laguna de Canaima. Esse trajeto é curtinho (uns dez minutos) mas muito bonito por passar em frente aos quatro saltos que formam a laguna.

Instalados no acampamento tivemos tempo para ir à praia em frente, que tem como destaque a vista do Salto Hacha, diretamente em frente à praia. Almoço, um pequeno descanso, e seguimos para visitar os saltos Sapo, Sapito e Hacha, passeio bonito e agradável, com belíssimas paisagens, parcialmente graças ao fato do Salto Sapo estar quase seco, o que nos permitiu passear sobre as pedras onde normalmente corre a água.

Salto Hacha
O acampamento
Praia em frente ao Salto Sapo
No alto do Sapo, com a Gran Sabana ao fundo

Dia agradável e, descontada a partida do acampamento rústico, sem grandes correrias. Ficamos apenas imaginando como deve ser passar um meio dia nesses acampamentos com chuva. Deve ser bem complicado!