Destino Alasca

Domingo: Manaus

10.04.2011

Esse dia foi dedicado à feijoada dos Almas Livres. Um belíssimo evento, com comida de muito boa qualidade e companhia melhor ainda. Fomos com a moto e o Haroldo com o 'Maveco', para desfilar um pouco na festa.

Tivemos oportunidade de trocar idéias com um monte de gente, particularmente sentindo um pouco melhor a abrangência e gentileza dos Bodes do Asfalto. É um grupo muito grande e muito dedicado a ajudar motociclistas e não-motociclistas - temos vivência disso em São Paulo pelo lindo trabalho que fazem junto ao ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.

Feijoada do MC Almas Livres
Parque em...
...torno do palácio...
... Rio Negro

E um dos seus membros nos deu um susto: o filho pegou a estrada para Boa Vista na sexta-feira e teve que retornar: estava interrompida por um problema no quilômetro 162. Pretendíamos seguir para Boa Vista no dia seguinte, mas essa informação nos assustou um pouco. Decidimos esperar mais um dia para ver como as coisas evoluiriam.

No caminho para o local da feijoada passamos por um parque muito bonito, e como comentamos sobre isso com a Nazaré e Haroldo, ao sair da festa fomos para lá. É realmente uma área muito bem estruturada e cuidada, formando uma moldura para o Palácio Rio Negro, antigo palácio de governo do Estado.

Passeamos pelo parque e no meio do passeio fomos surpreendidos por uma dessas coisas que sem a orientação de um local provavelmente passaria batida: a Nazaré sabia que o palácio abria às 17:00 horas para visitação. Aparentemente diversos prédios públicos praticam esse horário um tanto esdrúxulo, mas que no clima quente e úmido da cidade faz bastante sentido. Mesmo assim, é curioso isso em pleno domingo.

Palácio Rio Negro
Jardim do Palácio Rio Negro
Parque visto do jardim do palácio Rio Negro
Escadaria do palácio Rio Negro

Ótimo, aproveitamos para visitar o palácio, que é muito bonito - aliás, muitos prédios públicos históricos são muito bem conservados em Manaus - e vale a visita (guiada).

Voltamos ao parque para retornar aos veículos e de lá fomos para o hotel. Nós saímos de novo para procurar um Açaí ou sorvete para completar o dia (depois da feijoada nem pensar em comer mais alguma coisa) e demos de cara com mais um prédio público aberto (já eram mais de 20h): o Palácio da Justiça. Lá fomos nós visitar esse também, tomamos nosso sorvete e fomos dormir. Ah, mas não sem antes visitar também a Igreja de São Sebastião, que dá nome à praça do Teatro Amazonas e estava justamente entre uma missa e outra quando passamos por ela.

Palácio da justiça
Igreja de São Sebastião
Altar da igreja de São Sebastião
Sala de julgamentos no palácio da justiça