Destino Alasca

02.04.2011

Interior da pousada
Aqui o SPOT funcionou perfeitamente
O dia ficou concentrado no deslocamento: como a van passaria no hotel às 13:00 horas para nos levar para o porto de Camará, decidimos ficar na pousada, que é gostosa e vale a pena ser curtida. Aproveitei para atualizar este site, e Beth aproveitou as redes do terraço.

Depois de um almoço leve partimos com a van. Continuamos sem ver muita coisa desse trecho pois na balsa não se desce da van. A travessia de barco durou mais de três horas e meia porque estávamos contra a maré vazante.

Imaginamos que dá para ver pelo relato que é melhor ir de carro para Marajó: gastamos R$ 40,00 (ida e volta) com a van, R$ 80,00 de taxi em Soure e sentimos falta de rodas para conhecer um pouco mais da região. Quem puder, vá de moto ou de carro, vale a pena.

Quando chegamos a Belém foi o tempo de ir para a casa do David, juntar as coisas que haviam ficado lá e processar emails que não havíamos lido nem escrito desde quinta-feira.

Saímos para jantar com ele e ele nos deixou no aeroporto. Ali vimos de novo como é complicado conciliar viagem de moto com outros tipo de transporte: as duas bolsas internas das malas laterais estavam conosco (usamos o espaço nas malas da moto para capacete, botas e roupa), e queríamos levá-las como bagagem de mão, já que são de tecido (uma espécie de lona revestida internamente para proteger de água) e impossíveis de trancar.

Varanda da pousada
Praias que somem com maré e nível do rio
Chegando a Belém
Cenas que o sol pinta

Só que esquecemos completamente do conjunto de talheres que transportamos numa delas! No raio-X fomos barrados e tive que correr de volta para o saguão, empacotar a bolsa naqueles plásticos de aeroporto e despachar. É bem complicado fazer essas conciliações, porque o conteúdo das malas é dirigido pelas necessidades durante a viagem de moto, e aí de repente aparecem considerações muitas vezes conflitantes como esse objetivo.

Por falta de opção nosso vôo partia às 23:40, e até conseguirmos deitar na cama do hotel em Santarém já eram quase 2:00 horas.