Destino Alasca

Segunda-feira/Terça-feira: Alto Paraíso de Goiás

14 a 15.03.2011

 
Bem, agora começou o 'desfile de Brasil'. Esses dois dias foram muito cansativos graças à dificuldade de acesso às cachoeiras que visitamos (principalmente no primeiro dia), mas o que vimos valeu cada passo dado.

Nesse primeiro dia visitamos as Cataratas do Rio dos Couros - jornada de dia inteiro, com aproximadamente 3 horas (ida e volta) de jipe 4x4 e mais umas quatro horas percorrendo as trilhas e admirando as quedas d'água. O tempo de caminhada pode ser reduzido para aventureiros com melhor preparo físico, mas foi o que nós precisamos.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la


No segundo dia visitamos as cachoeiras Almécegas I e II e São Bento, as três na Fazenda São Bento. Nesse dia ainda sobrou tempo para visitar o Vale da Lua, outra manifestação espetacular da natureza.

Gostaríamos de ficar e ver mais coisas, mas para as atrações 'três ou mais estrelas' (pelo Guia 4 Rodas) não temos condições físicas. E o lado financeiro também está complicado: como estamos fora de estação, é difícil formar grupo (mesmo que de 4 pessoas) para dividir os custos. E o passeio de carro comum sai por R$ 250,00/dia e R$ 330,00/dia com veículo 4x4. Complicado bancar isso por mais que dois dias.

A chapada dos Veadeiros, para quem tem condições físicas adequadas, é coisa para uma semana! Depois que a gente viu a terceira cachoeira acha que o resto será repetição, mas ao ver mais descobre que cada uma tem sua atração exclusiva.

Infelizmente muitas trilhas são bastante complicadas e o acesso a algumas dessas cachoeiras só com veículo 4x4 ou muita disposição e coragem de moto. Carro de passeio sofrerá bastante em alguns dos caminhos de terra e simplesmente pode não passar em alguns pontos.

clique na foto para ampliá-la
Vista no caminho para as Cataratas  
clique na foto para ampliá-la
Caminhando para as Cataratas  
clique na foto para ampliá-la
A primeira visão das Cataratas  
clique na foto para ampliá-la
Segunda parte das Cataratas - a mais alta é a primeira  


Ah, se alguém for para aqueles lados, evite contratar um guia chamado Suria (Surya?): ele não foi ruim como guia (mas também não foi nada excepcional), mas quando fomos fechar a conta da pousada (Casa Rosa, bem boa) ele havia dito que nós o convidamos para o café da manhã que ele tomou no dia anterior. E para nós ele disse que tomaria café conosco porque as pousadas não ligam para isso. Sujeitinho abusado!

Outra coisa que quase íamos esquecendo: Alto Paraíso tem uma ampla e diversificada fauna de bichos-grilo. Quase tudo que se possa imaginar existe por lá, em grande parte radicados lá, além dos visitantes. Acabamos não fotografando as figuras, mas daria uma galeria interessante.

A Beth, revisando este texto, lembrou de outra experiência gostosa desse dia: nosso almoço foi a matula, uma forma de preparar feijão muito saborosa. Ele vem acompanhado de arroz, carne de lata, carne de porco, mandioca frita, arroz e abóbora. Prato prá caminhoneiro nenhum botar defeito! Ah, e tem que ser comido no rancho do Waldomiro, na estrada para São Jorge. É um rancho muito simples (uma palhoça) mas a recepção do seu Waldomiro é muito calorosa e enquanto se espera há um sortimento de cachaças e licores para experimentar. E a comida é realmente espetacular!

clique na foto para ampliá-la
Claro que tínhamos que fazer uma foto  
clique na foto para ampliá-la
Já na volta, lugar para banho  
clique na foto para ampliá-la
O jipe que nos levou para as Cataratas  
clique na foto para ampliá-la
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (1)

2/2/2017 23:52:30
EUP2FVON2R9Z
Cainllg all cars, calling all cars, were ready to make a deal.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
QFUG
 abaixo