Expedição Galápagos 2010

RETORNO A CHAN CHAN

Sítio Arqueológico da Civilização Chimu-Extinta pelos Incas

clique na foto para ampliá-la
 
Retornando pela Panamericana para Lima, resolvemos visitar a impressioante cidadela de barro de Chan Chan novamente, desta vez com mais tempo e disponibilidade, já que um tour completo demora no mínimo, 5 horas. Os Incas foram extintos pelo espanhol Francisco Pizzarro e 180 soldados armados. Pagaram o pecado, pois extinguiram a Civilização Chimu, 100 anos antes e tomaram o troco dos espanhóis.

As ruínas de Chan Chan ficam a menos de 15 minutos de Trujillo. Uma estrada simples nos leva à primeira visão desses muros altos, que protegiam a cidade e que hoje estão bastante destruídos. Desde os anos 1960, equipes de restauração trabalham por lá, mas o desafio de recuperar um abandono de séculos é grande.

Parte da dificuldade de preservar este patrimônio tem a ver com sua localização geográfica. Construída no século 9, bem na costa peruana (onde hoje está Trujillo), Chan Chan ficou por anos exposta à ação do tempo, sobretudo às mudanças meteorológicas violentas que vêm do Oceano Pacífico, como o El Niño. Enquanto Chan Chan era atacada pelos ventos e pela maresia, lá no alto, na Cordilheira dos Andes, Machu Pichu ficava preservada.

Em Chan Chan, no Peru, aconteciam rituais sagrados. Os negócios eram feitos e a nobreza circulava. Um cotidiano vibrante deixava marcas que hoje lutam contra o risco de desaparecer.

Depois de 5 horas de caminhada incessante, as pernas já pediam descanso, mas foi bom para circular o sangue , pois há 20 dias, as pernas repousavam em cima das pedaleiras das motos.
Até essa seção do blog, aguardo a outra parte da Kambada me enviarem os textos e fotos das linhas de Nasca e do planetário.

Hoje, 27 de setembro é meu aniversário e do Roger. E esse tour neste fantástico mundo perdido de Chan Chan foi nosso melhor presente.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la











clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (2)

2/2/2017 23:40:13
O7QQP7LL2UUH
That really catupres the spirit of it. Thanks for posting.
 
28/6/2016 15:44:54
RCNETSROYI
Never seen a beettr post! ICOCBW
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
KTJT
 abaixo