Expedição Galápagos 2010

1º DIA: RIO BRANCO A PUERTO MALDONADO 572 KM

clique na foto para ampliá-la
 
Saímos de Rio Branco às 12,30, às pressas, depois do evento com a Prefeitura , para evitar pegar a Carretera Interoceânica, no Peru à noite.

A Estrada do Pacífico, é hoje, a maior cartada do Estado do Acre para desenvolvimento turístico e comercial da região, pois é ponto de partida mais próximo do Brasil para se chegar ao Oceano pacífico. Aceleramos forte para chegar a Assis Brasil, na divisa Brasil-Peru, entramos em Inapari e fomos fazer a Aduana. Amigos, foram 3 horas de burrocracia, o digitador peruano catava letras e a gente roia unhas.

Teve em momento que o David tomou o teclado do fiscal para digitar e ele ficou louco. Aí é que a coisa ficou mais lenta ainda. Ele chamava 1 por 1 e preenchia um formulário inacreditável. Depois de 3 horas, já de noite, tomamos uma descisão arriscada, apesar do conselho do pessoal de Rio Branco, para evitar transitar no Peru a noite.












Como temos um roteiro a cumprir, somos 5, e voto de 3 mata 2, dormir em Inapari, uma birosca na divisa com o Brasil foi descartada, pegamos a Carretera à noite e ai pessoal, começaram os problemas. Uma escuridão incrível, nada de estrutura, como restaurantes ou postos de gasolina, fomos parados no meio da Amazônia peruana, 9 horas da noite, por 3 oficiais da policia de la carretera, armados até os dentes, procurando alguma coisa errada para a extorsão já programada. Acharam uma brecha, pois uma das motos estava sem o cartão de seguro MERCOSUL (Carta Verde).

Queriam nos levar de volta a Inapari, como ameaça. Chamaram o Roger no canto, e insinuaram nos corromper, mas nada feito.

Demos uma camisa da expedição para ficar livres dos pilantras. Eles agradeceram, pediram para tomar cuidado com os animais na pista e foram embora.

Tinham razão. Toda hora apareciam cotias, tatus, sapos, e a gente desviando para evitar acidentes.

Acham que terminaram os problemas? Cadê posto de gasolina. Simplesmente não existia. Paramos em uma oficina numa cidadezinha minúscula e acordamos, às 22,30 um cidadão peruano, que mandou sua filha de 14 anos nos atender. Ele tinha gasolina em barris e completamos os tanques.

Chegamos ao rio Madre di Dios, a balsa de travessia já estava fora de serviço, e no porto, arrumamos uma balsinha ordinária, que nos atravessou para Puerto Maldonado. Chegamos às 23,30 no Hotel Cabana Quinta, muito bom para a pobreza que reina na região.

Valeu a dica Marcelo Rezende, mineiro de Belo Horizonte, que fez a Interoceância em julho. Conclusão:

A Interoceânica, apesar de ser uma bela estrada, não tem nada de infra estrutura, e a polícia peruana está na espreita para extorquir os brasileriros. Quem for passar por ela, jamais faça o percurso a noite. Amanhã, rumo a Cusco, Capital do império Inca.
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (10)

8/9/2010 15:11:06
ADRIANO MATTE
Boa tarde peessoal sou gaucho e gosto de aventuras em 2 rodas..Baita aventura de voçês .. vou aconpanhar todos os dias ..
Abraço a todos
Adriano
 
8/9/2010 14:15:04
ALEX PALHARES
O Blog tbm ta legal...
 
8/9/2010 09:27:09
MARCELO AVELLAR
Pessoal fiz esta viagem em fevereiro de 2008. Foi excelente, porém esse trecho Rio Branco - Cuzco foi pedreira. Pegamos muita chuva e a estrada estava toda em obras. Podíamos rodar somente após as 16 horas. Fizemos em 2 Honda Varadero. Dica: muito cuidado com os caminhões na cordilheira, principalmente se estiver chovendo. Não tivemos problema com a polícia. Paravam somente para ver as motos e pedir adesivos da expedição.
 
7/9/2010 16:53:15
EVANDRO DALBEN
Pessoal uma dica com os Guardas Peruanos e demais guardas corruptos, se possivel um dos integrantes ser Jornalista e da Imprensa, já fale que estão fazendo uma expedição reportada em tempo real e que tem muitos seguidores, outra coisa nunca demonstre que vcs tem pressa ou querem seguir viagem, sente e espere (a paciencia é a melhor conselheira nessa hora), semque que ver guardas demonstre que irá parar nem que for para falar um oi (eles querem ver as motos e comprimentar) .

FOX
www.pisteiros.com.br
 
7/9/2010 11:56:25
ACIR BUENO DE CAMARGO
Em novembro farei esse trajeto e suas informações atualizadas são importantíssimas. Sigam com fé e coragem os objetivos traçados, preferencialmente com mais racionalidade do que emotividade, para que tudo ocorra como planejado. Mais uma vez parabéns. Sigam com Deus.
 
6/9/2010 16:22:16
EDGARD MENDES BAIAO
AMIGOS JA FIZ ESTE PERCURSO EM FEVEREIRO COM 8 AMIGOS.
ADESIVEI EM TODAS AS MOTOS : IMPRENSA...REPORTAGEM MACHU PICCHU.
DESSA MANEIRA OS GUARDAS NEM OLHARAM PARA NOSSO GRUPO POIS NAO QUEREM QUE AS PROPINAS SEJAM DIVULGADAS NO PAIS INTEIRO.
MANDEM ADESIVAR OU COM FITA, OU DE QUALQUER JEITO, POIS ISSO AJUDA MUITO NA VIAGEM.
A ADUANA DO PERU É ISSO AÍ...UM IMBECIL ANALFABETO QUE QUER DINHEIRO DE QUALQUER JEITO...LEVA 3 A 4 HORAS PARA PREENCHER UM PAPEL...
DORMIMOS EM PUERTO MALDONADO...DEPOIS FOMOS PARAR EM QUINZEMIL OUTRA ESPELUNCA...PEGAMOS GASOLINA NA BARRACA EM FRENTE AO HOTEL. SAIMOS AS 4 DA MANHA PARA NAO PEGAR TRONQUEIRA FECHADA...
PASSAMOS COM CHUVA, FRIO, LAMA, E CAMINHOES QUERENDO PASSAR EM CIMA DA GENTE...
ATRAVESSAMOS RIOS QUE CORTAVAM A ESTRADA, COM AGUA ATÉ O NO FAROL DAS MOTOS... MAS VENCEMOS TODOS OS OBSTACULOS COM PRUDENCIA E EXPERIENCIA.
ANTES DE CUSCO VISITEM O RESTAURANTE MIRADOR 200 KM ANTES DE CUSTO... É EXCELENTE...
BOA VIAGEM PARA TODOS VOCES...

EDGARD BAIAO
 
6/9/2010 16:15:26
EDGARD BAIÃO
AI RAPAZEADA... FIZ ESTE ROTEIRO EM FEVEREIRO AGORA,2010, EM 8 AMIGOS....FICAMOS 4 HORAS PARA O IMBECIL DO FISCAL PREENCHER NOSSA LIBERAÇÃO. SAIMOS DA ADUANA PERUANA AS 6 DA TARDE...CHEGAMOS MEIA NOITE EM PUERTO MALDONADO, SAIMOS CEDO, TIVEMOS UM PEQUENO ATRASO DE UMA PEDALEIRA DA V-STRON QUEBRADA, SAIMOS AS 2 DA TARDE, FOMOS PARAR EM QUINZEMIL E CHEGAMOS DEPOIS DE MUITA LAMA E CHUVA, AS 11 DA NOITE, PARTIMOS DE QUINZEMIL AS 4 DA MANHA PARA NAO PEGAR TRONQUEIRA FECHADA E SOMENTE DEPOIS DESSES PESADELOS DE LAMA E PEDRAS E CAMINHOES, QUE CONSEGUIMOS ROMPER E PEGAR OS CARACOLES PERUANOS A 5.200 METROS DE ALTITUDES. ATRAVESSAMOS 4 RIOS QUE CORTAVAM AS ESTRADAS, COM AGUAS DO DEGELO NATURAL E OUTROS PORQUE AS PONTES ESTAVAM PRONTAS MAS NAO ESTAVAM LIBERADAS...AS MOTOS AFUNDAVAM ATÉ O FAROL COM ÁGUA GELADA....
MAS PASSAMOS TODOS COM MUITA CALMA E PRUDENCIA...
CHEGAMOS EM CUSCO.. E DEPOIS SÓ FESTA..
BOA VIAGEM PARA VOCES..
CONHEÇAM O RESTANRANTE MIRADOR NO MEIO DO CAMINHO DE VOCES 200 KM ANTES DE CUSCO...

EDGARD BAIÃO
 
6/9/2010 12:23:38
JOEL RHENIUS BIGODE
Apenas um recado ao Almir de Oliveira Ramos de floripa, esta viagem tem q ser feita nos meses de agosto a outubro em razão das chuvas, se precisar de parceiro me comunica:: jrhenius@gmail.com
Reforço e desejo aos aventureiros boa viagem
 
6/9/2010 12:19:53
JOEL RHENIUS
Aventureiros malucos, fazer esta estrada a noite??? vcs tiveram sorte pois 2m 2009 a fizemos e durante o dia,mesmo em construção já foi barra, a noite, no meu entender1 erroque nãodeve ser repetidomas vamos torcer para tudo de bom a vcs vão e voltemcom deus, boa sorte
 
6/9/2010 12:19:47
ALMIR DE OLVEIRA RAMOS
ai rapaziada enrola o cabo mesmo,sou de floripa e ano que vem quero fazer esta viagem de tdm 900,mas ou menos em março ou abril,ja fui no uchuaia em 2005 de xt660 e em 2007 fui no deserto do atacama com a tdm maravilha,espero que vcs façam otima viagem vão com deus e nossa senhora aparecida,me manden novidades .Um grande abraço e otima curtição
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
KFIM
 abaixo